Mercado de capitais
São títulos representativos da menor fração do capital social de uma empresa. abertas:quando são distribuídas entre um número mínimo de acionistas.
Ações fechadas: restritas a um grupo de poucos investidores. Empresas familiares são um exemplo. 2. Quais são os principais tipos de ações e suas principais características? Ordinárias: que dá direito a voto.
Preferenciais: tem preferência na hora da distribuição de lucros. 3. Explique resumidamente quanto a forma de circulação de ações. Nominativas: trazem o nome do investidor registrado em livro de registro das ações nominativas. A transferência dá-se pela averbação do nome do novo titular neste livro.
Nominativas endossáveis: registram o nome do primeiro endossante, sendo as transferências processadas por endosso na própria cautela.
Escriturais: sem emissão física, têm seu controle executado por instituição fiel depositária dos títulos. 4. Com relação aos valores das ações, como podemos definidas? Nominal: valor atribuído a uma ação previsto no estatuto social da companhia.
Patrimonial: representa a parcela do capital próprio da sociedade que corresponde a cada ação. É deter-minado pelo patrimônio líquido dividido pelo núme-ro de ações emitidas.
Intrínseco: equivale ao valor presente de um fluxo esperado de benefícios de caixa.
De liquidação: determinado quando do encerramen-to de atividades de uma companhia, indicando quanto corresponde do resultado da liquidação a cada ação.
De subscrição: preço definido no lançamento das ações, em operações de abertura de capital.
De mercado: efetivo preço de negociação da ação no mercado. 5. Quais são os tipos de rendimentos que as ações podem proporcionar? Explique cada um deles? Dividendos: representam a distribuição de lucros auferidos pela empresa aos seus acionistas, sendo pagos