Relatorio
[Digite uma citação do documento ou o resumo de um ponto interessante. Você pode posicionar a caixa de texto em qualquer lugar do documento. Use a guia Ferramentas de Desenho para alterar a formatação da caixa de texto de citação.]
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
COORDENAÇÃO DE AGRONOMIA
DISCIPLINA DE QUÍMICA
TITULAÇÃO
RELATÓRIO DE PRÁTICA
Relatório de aula prática de laboratório do curso de Agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná –UTFPR- apresentado como requisito para avaliação da disciplina de química no 2° bimestre.
Orientador: Prof. Dr. Willian Cezar Polônio Machado
LUCAS FAVERSANI
JHULY BIAVA
RODRIGO ZANELLA
PATO BRANCO
2013
INTRODUÇÃO
Na aula prática do dia 26 de fevereiro de 2013, no laboratório de Química Analítica, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Campus Pato Branco, do curso de Agronomia da área de ciências agrárias, foram realizados experimentos para determinação da alcalinidade da água e volumetria por precipitação.
A alcalinidade da água é principalmente devida à presença de sais de ácidos fracos e/ou a bases fortes ou fracas. Estas substâncias são capazes de neutralizar ácidos pelo que se considera a alcalinidade de uma água como a medida da sua capacidade para neutralizar ácidos, ou como refletindo a sua capacidade protónica.
A alcalinidade das águas naturais é fundamentalmente devida a hidróxidos, carbonatos e bicarbonatos, correspondendo às três principais formas de alcalinidade. Outros materiais podem também contribuir para a alcalinidade das águas naturais. No entanto, o seu contributo é de tal modo insignificante que pode ser ignorado. Habitualmente, em águas naturais, a alcalinidade, como CaCO3, varia entre 10 mg/L e 350 mg/L.