Mercado de capitais
O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o objetivo de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização.
1.2Estrutura do mercado de capitais
O Mercado de Capitais é constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. O mesmo é subdividido em Mercado Primário e o Mercado Secundário.
O Mercado Primário de ações é onde se negocia a subscrição (venda) de novas ações ao público, ou seja, no qual a empresa obtém recursos para seus empreendimentos. Quando a emissão é subscrita totalmente pelos antigos acionistas, embora a empresa seja registrada em bolsa, chama-se de subscrição particular e é feita diretamente na empresa ou por meio da bolsa de valores. Nesta etapa, ocorre a primeira negociação da ação e o dinheiro da venda vai para a empresa.
Assim, esse importante segmento do mercado de capitais, o mercado primário de ações, exerce sua função de canalizar recursos dos que poupam para o investimento nas atividades produtivas.
Depois da compra de ações no mercado primário, o investidor desejará, ao fim de um período, converter as aplicações realizadas novamente em dinheiro, vendendo suas ações para um futuro comprador que não adquiriu as ações no momento da emissão primária, porém deseja fazê-lo agora. Para realização da operação, o vendedor deverá recorrer uma instituição financeira credenciada a operar com valores, para que realize uma operação denominada secundária.
Para realizar a operação, o vendedor deverá dirigir-se a uma sociedade corretora; o mesmo procedimento deverá adotar o investidor comprador. As corretoras receberão as ordens de venda e compra de seus clientes e executarão a operação de fechamento do negócio no “pregão” das bolsas de valores, caso a empresa seja registrada na bolsa e , consequentemente, suas ações sejam aceitas para negociação.
O Mercado Secundário de ações é o lugar