Endomarketing
Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão
Curso de Especialização “latu sensu” em Marketing e Comunicação
O ENDOMARKETING E SUA IMPORTANTE CONTRIBUIÇÃO PARA O TERCEIRO SETOR .
Anderson Luiz Gomes da Silva
Flávio Eduardo Tófani de Moraes
Belo Horizonte, 31 de outubro de 2008.
RESUMO
Este artigo promove uma discussão sobre a contribuição do Endomarketing no terceiro setor, e, principalmente, a motivação dos seus clientes internos, que são de públicos diversificados, como voluntários e colaboradores, para que atuem em sinergia e que busquem a mesma missão, visão, objetivos, metas e valores. O endomarketing vem a ser uma ferramenta facilitadora para busca do reforço de sua identidade e promoção da imagem para o seu público interno e externo.
Palavras-chave: Marketing, Comunicação Empresarial, Sinergia, Endomarketing, Terceiro setor.
ABSTRACT
This Article promote to discuss about Endomarketing contribution at third sector and mostly the internal customers motivation. They are diversified public like volunteers and employees to act in synergy and find the same mission, vision, targets and values. The Endomarketing become a facilitator tool to seek strengthening of identity e image promotion of it for internal and external customers.
Key-words: Marketing, business communications, synergy, Endomarketing, third sector.
1. INTRODUÇÃO
As organizações são constituídas de pessoas e reúnem capital, trabalho, normas, políticas, natureza técnica. Destacar a sua imagem na sociedade, preocupando-se com a responsabilidade social, ambiental e o bem estar da sociedade, demonstra que os seus interesses não são somente os lucros, e sim a valorização pelo individuo, das pessoas.
De acordo com Paul e Jay (apud CHIAVENATO, 1997, p.601), “uma organização é a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente”.