Em busca do equilíbrio socioambiental
1685 palavras
7 páginas
Proponho que façamos uma reflexão sobre a atual situação do planeta, uma rápida volta ao mundo onde devemos observar a sociedade, as questões ambientais e religiosas. Nessa volta ao mundo nos deparamos com uma sociedade que esta crescendo de forma desordenada e sem valores. Mas a questão que eu gostaria de levantar é; Porque vivemos? Basta uma pergunta para inúmeras outras surgirem em nossas mentes e essas perguntas sem resposta podem nos levar a loucura. Quando lembramos que fora do nosso planeta existe um universo do qual não sabemos praticamente nada a respeito, enxergamos o quanto somos pequenos nessa imensidão e nos lembramos de algo que o tempo todo fingimos não ser real, o fato de não sabermos por que estamos aqui, para onde vamos ou se vamos ainda existir de alguma forma após nossa morte. Eu sei que essa é uma questão extremamente delicada, pois neste ponto entram inúmeras crenças e religiões onde cada um tem sua versão e sua fé, respeitando todas elas, mais admitindo sem hipocrisia que nenhuma certeza, resposta concreta ou explicação cientifica existe sobre nossa essência, nos encontramos sozinhos, indefesos e devemos ser humildes em admitir nossas incertezas.
Nosso sistema econômico, o capitalismo, se desenvolveu naturalmente, e depois disso a grande maioria de nós já nasceu inserida nele e praticamente de mãos atadas quanto a alterá-lo sem uma pré-organização de todos.
Vivemos em um mundo onde a maioria das pessoas trabalha muito para comprar coisas das quais não precisam, com isso exploramos e esgotamos nossas riquezas naturais, desperdiçamos água, produzimos uma quantidade aproximada de 1kg de lixo por dia por habitante, não reutilizamos o que poderia ser reaproveitado, brigamos por pouca coisa, não temos capacidade de nos colocar no lugar das outras pessoas, resumindo, agimos de forma totalmente irracional nos esquecendo de “quem somos” e levando em consideração apenas “o que temos”.
Analisando o capitalismo com base na Teoria das Necessidades