Mercado de capitais
O mercado de capitais é um sistema de distribuição do fluxo de capital entre as empresas, pessoas e governo, que liga poupança e investimento com o objetivo de suprir as necessidades e cria condições que viabiliza a liquidez do processo de capitalização.
O desenvolvimento econômico do Brasil vem melhorando nas ultimas décadas, hoje o Brasil está economicamente atrativo, pois investidores estrangeiros procuram aplicar capital nas empresas brasileiras, estimulados não apenas pelo grande potencial de crescimento do mercado, como também pelos eventos que serão sediados no país, copa do mundo e olimpíadas, aquecendo a economia.
O mercado interno apresenta uma alternativa de diversificação de investimentos pessoais e de capitalização de empresas, esse investimento é muito importante para o país, pois o desenvolvimento do mercado de capitais é uma excelente opção de financiamento e capitalização das empresas para viabilizar seus projetos de investimentos e também para pessoas físicas, pois torna-se uma opção de aplicação a longo prazo e de formação de patrimônio.
A poupança está ligada ao desenvolvimento da economia, todos os países desenvolvidos apresentam elevadas taxas de poupança, ou seja está ligado ao nível de investimento do país. O caminho mais eficiente para a poupança é via mercado financeiro e de capitais.
O Brasil não é um país que tem a cultura de ter poupança, para esta situação mudar, o governo cria formas de reverter este quadro. Como exemplo podemos citar a taxa de juros reduzida de alguns produtos que impulsiona a venda e o mercado como um todo.
O cenário econômico mundial hoje encontra-se abalado devido as crises em países desenvolvidos como nos Estados Unidos e na Europa. Investidores estrangeiros buscam alternativas de investimentos, em países em crescimento como o Brasil, que está se tornando um país atrativo no mercado de ações. Esta é a maneira mais fácil e rentável para entrar no mercado financeiro,