Mercado de capitais
R: Além do crescimento diretamente relacionado à captação de dinheiro a um custo mais adequado, existem diversos outros benefícios na abertura de capital. A melhoria da imagem institucional é um deles. Uma empresa aberta é vista com outros olhos por seus parceiros comerciais e financeiros, nacionais ou estrangeiros, e na própria imprensa especializada. A exigência de transparência e confiabilidade das informações facilita os negócios e também atrai o investidor, que se sente mais seguro em colocar seu dinheiro nos papéis da empresa. Além disso, a companhia acaba ganhando reconhecimento além de seu setor e consegue uma visibilidade maior no mercado, dentro e até fora do país.
Os benefícios em participar do mercado de capital não param por aí. Quando as ações das empresas abertas são negociadas em bolsas com facilidade, os acionistas aumentam a liquidez de seu patrimônio, isto é, a possibilidade de converter seus bens em dinheiro. E essa liquidez tende a aumentar com o passar do tempo devido ao aumento no número de compradores. E, quanto maior a liquidez, mais altos são os preços das ações e, conseqüentemente, menor o custo de capital para a empresa.
A abertura de capital também leva à profissionalização da gestão da empresa, como conseqüência da regulamentação das companhias abertas. Entre as exigências para abrir o capital estão a criação de um