Mercado de capitais
Discorra e exemplifique sobre a diferença existente entre mercado de títulos e mercados de ações e explique a que fator está atrelado à rentabilidade de cada mercado.
Para demonstrarmos a diferença entre o mercado de títulos e de ações, devemos analisar seu funcionamento e mecanismos.
Quando uma empresa precisa de dinheiro para investimentos, ela pode fazer a emissão de títulos de crédito. Estes títulos são vendidos diretamente ao público. Quando alguém compra um destes títulos espera receber o valor principal mais os juros prometidos pela empresa. A empresa pode também vender ações de propriedade, que representam uma pequena fração do negócio, quanto mais a empresa se valorizar, mais pessoas irão comprar ações, porque elas irão valer mais.
No título estão determinados os juros e o prazo de vencimento, e quando maior o prazo do vencimento, maior será os juros prometidos, já que o risco é maior. Um título de curto prazo pagará um juro menor, pois seu risco é menor. Assim, podemos dizer que a rentabilidade deste tipo de títulos, está relacionada com o prazo do seu vencimento. Entre os diversos tipos de títulos, existem três características principais de títulos de crédito: o prazo, o risco, e o tratamento tributário. Para o primeiro, temos um título que será pago com juros definidos pelo seu prazo; para o risco de crédito, quanto maior o risco do comprador não receber o dinheiro do título, maior serão os juros por ele exigidos. O tratamento tributário é a maneira como a legislação tributária cobra os impostos dos juros auferidos por cada título, já que é considerada renda tributável. Quando o título é do governo estadual ou municipal não há cobrança de renda, em compensação os juros pagos são mais baixos do que os emitidos por empresas.
Outra maneira de captar recursos é a venda de ações ao público. Uma ação é um certificado de propriedade da empresa correspondente à fração daquela ação. A principal diferença entre estes mercados é