MERCADISTA
1 INTRODUÇÃO.................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO.....................................................................................4
2.1 MICROECONOMIA MACROECONOMIA.......................................................4
2.2 METODOS QUANTITATIVOS APLICADOS A GESTAO EMPRESARIAL...........5
2.3 ÉTICA, POLITICA E SOCIEDADE...................................................................7
3 CONCIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................9
4 REFERÊNCIAS................................................................................................10
1 INTRODUÇÃO
O setor supermercadista vive um momento de estruturação, isto se deve pelas mudanças que vem ocorrendo na economia brasileira. Uma das características deste momento é a busca por operacionalização eficiente e competitividade. O setor tem promovido o fechamento de lojas menos rentáveis, profissionalização da administração, capitalização das empresas, maior utilização de automação comercial, uso intensivo da informática, racionalização de operações, programas de redução de custos e diferenciação de produtos e serviços.
Quando houve a estabilização da moeda, ocorreu um aumento no faturamento das empresas do setor supermercadista e consequentemente teve a necessidade das empresas fazerem mudanças em seu posicionamento estratégico.
O Plano Real propiciou a entrada de redes estrangeiras no Brasil. Como as grandes redes Carrefour (francesa), WAL MART (norte-americana), Sonae (portuguesa) e Royal Ahold (holandesa) que investiram muito no Brasil.
O objetivo é apontar as principais mudanças que acorrem no setor de supermercados do Estado do Rio Grande do Sul, evidenciando a conduta e desempenho e o