estruturas mercadistas
1 Microeconomia e Macroeconomia
As grandes redes supermercadistas de hoje em dia tem que estarem sempre atentas as situações micro e macroeconomica, fazendo com que pequenas e grandes empresas, disputem diariamente a concorrência do mercado brasileiro, onde a macroeconomia estuda a economia em geral, analisando o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, niveis de preços, empregos e desempregos, taxas de juros, balança de pagamentos, estoque de moedas e taxas de cambios.
O enfoque macroeconômico pode omitir fatores importantes, mas estabelece relações entre grandes agregados e permite compreender algumas interações relevantes, se preocupa com aspectos em curto prazo como desemprego, possui algumas metas como aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos.
A estrutura macroeconômica se compõe de cinco mercados:
Mercado de Bens e Serviços: Determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços.
Mercado de Trabalho: Admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.
Mercado Monetário: Analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros.
Mercado de Títulos: Analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e deficitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda.
Mercado de Divisas: Depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.
A microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de produto ou de um serviço, estuda o funcionamento da oferta e da demanda