Estrutura de Setor Mercadista
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
DAIANE ZANCO
ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
Caxias do Sul
2014
DAIANE ZANCO
ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
Trabalho de Bacharelado em Administração de Empresas, apresentado à Universidade do Norte do Paraná –
UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de
Micoreconomia
e
Macroeconomia, Métodos Quantitativos, Ética, Política e
Sociedade.
Orientador: Prof. Marcos Teruo Arai
Caxias do Sul
2014
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho preocupou-se em elucidar questões voltadas à estrutura de mercado do setor supermercadista, passando por conceitos, análise da microeconomia e em especial do Oligopólio no estado brasileiro do Rio Grande do Sul.
Foi realizado um levantamento dos principais métodos quantitativos necessários à gestão empresarial bem como índices econômicos nacionais.
Por fim, o trabalho apresenta um apanhado histórico e atual voltado ao capitalismo, no qual se aborda a tendência capitalista ao Monopólio e suas consequências. Este trabalho é relevante na formação de futuros administradores de empresas, pelo fato elucidar questões voltadas à macro e microeconomia que dão suporte à tomada de decisão, à realidade política mundial e nacional que auxiliam ao se delinearem estratégias e planos de ação e, às técnicas estatísticas quantitativas, que dão suporte analítico ao administrador.
2 ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
Atualmente o cenário mundial do setor supermercadista apresenta tendência à concentração de poder de um pequeno número de empresas. Ou seja, grandes redes detêm o mercado, criando barreiras à concorrência e elevando seu market-share1.
(SANTOS, 2009).
Na Europa e nos Estados Unidos este nicho já está saturado. Já no Brasil, este movimento se deu a partir da implantação do Plano Real, no início da década de 90, ao se abrirem as fronteiras