Toxoplasmose Congênita
A Farmacobotânica se preocupa com o estudo das matérias primas de origem vegetal como fonte de medicamentos fitoterápicos ou necessidade farmacêutica .
A Botânica é a parte integrante das ciências Biológicas que tem por objetivo o conhecimento dos vegetais. A palavra tem origem no termo grego Botanike que se relaciona com o conhecimento de ervas e plantas.
Portanto, a Farmacobotânica ou ainda Botânica Aplicada à farmácia compreende o estudo das plantas sob um ponto de vista utilitário , valorizando o aspecto das relações que elas demostram ter com a vida humana, incluindo as plantas medicinais e também as tóxicas.(Adaptado de : Fundamentos de Farmacobotânica ,Oliveira, F. e Akisue, G,3º
Ed ; Editora Atheneu,2009.)
A toxoplasmose congênita normalmente se apresenta como uma doença de curso benigno em pacientes imunocompetentes,desse modo a maior parte das infeções pelo T.gondii são assintomáticos,sendo a doença uma exeção no homem.
A sintomologia da toxoplasmose em indivíduos imunocompetentes se apresenta autolimitada (Santana et al., 20013).
Embora a biologia e fisiologia do T. gondii seja amplamente investigada, o tratamento para a toxoplasmose apresenta ainda limitações devido aos seus efeitos secundários importantes,e a baixa tolerância dos pacientes aos fármacos disponíveis (SONDA; HEHL, 2006).
O uso de plantas medicinais para fins terapêuticos tem aumentado consideravelmente, assim como a crença de que elas possuem apenas efeitos benéficos e são livres de efeitos colaterais ou adversos. Isso ocorre porque a maioria das informações disponíveis sobre essas plantas não tem qualquer suporte científico e seu uso é baseado somente na cultura popular(Lopes et al., 2000)..
A preocupação para as políticas públicas em saúde é grande, pois uma vez que as pessoas não acreditam nos efeitos adversos, elas o usam, muitas vezes em grande quantidade, sem se preocupar com os possíveis danos a saúde. Muitas vezes acontece pelo