Circuitos Turisticos - Serra da Canastra
Araxá, Campos Altos, Perdizes, Sacramento, São Roque de Minas e Tapira são cidades da região mineira do Alto do Paranaíba que fazem parte do Circuito da Canastra.
Os municípios deste Circuito caracterizam-se pelo clima ameno, pela bela paisagem e pela tranquilidade que o turista pode usufruir. Próximas ao Parque Nacional da Serra da Canastra, região de cerrado e predominantemente rural, essas cidades produzem riquezas locais, como o queijo, o café e o leite, e são conhecidas por suas deliciosas quitandas e quitutes bem mineiros.
O início do povoamento da região aconteceu em local conhecido como Desemboque, quando, atraídos pela mineração do ouro, aventureiros acreditavam que essa seria mais uma promissora área de mineração. Mas foi apenas uma breve ilusão. A atividade mineradora, iniciada em 1743, já estava em franca decadência antes do final do Setecentos.
No entanto, "todas as cidades da região tiveram suas origens nesta minúscula vila habitada por gente hospitaleira" (Guia de Turismo Sacramento e Região). Contudo, ela só foi encontrar sua identidade a partir da década de 70 do século 18, quando as primeiras fazendas começaram a se instalar no local onde hoje é a cidade de Araxá, graças às férteis terras.
Tesouros naturais não faltam por ali. Suas matas guardam redutos para aventuras, desafios para quem gosta de ecoturismo. Paisagem de serras e vales, cachoeiras, paredões de pedra prontos para serem escalados, pequenas matas e muito mais.
No Parque Nacional da Serra da Canastra, considerado o grande atrativo do circuito, estão várias espécies de animais silvestres e uma exuberante flora característica dos campos rupestres e do cerrado. O relevo é constituído de chapadões de até 1.496 metros. O parque abriga também inúmeras nascentes, corredeiras, cachoeiras de águas límpidas e cristalinas, além de lagos, grutas e cavernas que ainda escondem insondáveis segredos. E é na Serra da Canastra que está a nascente e a