meo pau
2. A adesão ao crack se dá por curiosidade, para sentir efeitos mais fortes ou por questões econômicas, já que é mais barato por grama que a cocaína.
3. O nome dessa droga vem do ruído característico produzido pelas pedras quando estão sendo decompostas pelo fumo.
4. Existe uma variação do crack que tem um poder alucinógeno ainda maior: a merla. Ela é feita com sobras do refino da cocaína misturada a querosene e gasolina.
5. Por apresentar um aspecto de pedra, no caso do crack, e pasta, no caso da merla, tanto um quanto o outro não podem ser transformados em pó fino e, portanto, aspirados como a cocaína.
Crack destrói 50% mais neurônios que cocaína
Publicado em 06/07/2013 | Autor: Juliana Miranda
Compartilhar | Compartilhar | Compartilhar Enviar Curiosidade
O crack tem sido apontado como uma das drogas mais avassaladoras para o cérebro humano, com poder de causar danos irreversíveis ao sistema neurológico. A droga aumenta em 50% a morte dos neurônios, segundo um estudo desenvolvido pela USP - Universidade de São Paulo.
De acordo com o estudo, o aquecimento dos dois componentes que formam o crack, o éster metilecgonidina (Aeme) e a cocaína, também aumenta consideravelmente o risco de dependência química.
O objetivo da pesquisa foi mostrar que o crack destrói 50% mais neurônios do que a cocaína, por exemplo.
A droga, feita de pasta de cocaína, bicarbonato de sódio e água, tem um potencial devastador no usuário e leva à dependência mais rapidamente. Segundo os pesquisadores da USP, o resultado da pesquisa aponta que a morte de neurônios nos usuários de crack leva, no longo prazo, a uma predisposição maior à demência e outros problemas cognitivos.
Na maioria dos casos, esses