Mentalidade Enxuta
Aplicações em uma organização e suas vantagens
Mariane Cristina Franco 1
RESUMO: Com a globalização, a sociedade sofreu grandes modificações que interferiram diretamente no cotidiano das empresas. Dia após dia, elas se deparam com novos desafios a serem superados. Na tentativa de sobreviver no mercado tão acirrado atual, visam sempre estar em um nível alto de eficiência e competividade. Para que isto aconteça, é necessário ir à busca de novos métodos e técnicas de gestão aplicando-os corretamente. Atualmente já existem várias metodologias disponíveis, entre elas, se destaca o sistema japonês Lean Thinking ou Pensamento Enxuto. Teve origem na década de 1940, pelo Sistema Toyota de Produção, com intuito de combater as indústrias automobilísticas de produção em massa, sendo mais eficiente e inovador, produzindo vários modelos de carros em pequenas quantias e com custos reduzidos. Diferencial que colocou a Toyota a frente das demais montadoras de veículos. O propósito deste artigo é analisar os conceitos e princípios dessa metodologia enxuta a fundo, estabelecendo as vantagens das empresas que o aderirem.
Palavras-Chave: Pensamento Enxuto; Produção; Competividade. Obs (resumo apenas 1 paragrafo)
INTRODUÇÃO
Tudo começa cenário pós-guerra no Japão (década de 1940), período difícil em que a empresa Toyota resolveu retomar seus objetivos para entrar na lista das grandes montadoras automobilísticas da época. Para isso, analisou a empresa americana Ford (sua maior rival), cujo sistema utilizava um grande número de tarefas repetitivas de estoques e sua produção era em massa. Concluiu que para o mercado japonês tão diverso havia a necessidade de melhorias, e que a diferença nas quantidades produzidas estava no percentual de mudas (palavra japonesa que significa perdas) existentes durante a produção japonesa.
A partir dessas conclusões, o engenheiro da Toyota Taiichi Ohno, um dos maiores críticos quanto ao desperdício, teve sua filosofia