Trabalho de introdução à mentalidade enxuta
Na industria automobilística se iniciou o sistema de LEAN DE PRODUÇÃO, conforme o modelo do Sistema Toyota.
O modelo, desenvolvido pela Toyota, tem as seguintes características:
▪ Trabalhadores Multiqüalificados em todos os níveis da organização, trazendo a responsabilidade para a base da pirâmide organizacional, que significa liberdade para controlar o próprio trabalho (vantagem), mas que aumenta o temor de cometer erros que acarretem prejuízos (desvantagem).
▪ Máquinas / Equipamentos cada vez mais automatizados e altamente flexíveis, para produzir uma maior e sempre crescente variedade de produtos.
▪ Flexibilidade para Produzir uma maior e sempre crescente variedade de produtos com alta eficiência e produtividade, atendendo as necessidades o cliente.
▪ Eterna busca da Qualidade Perfeita
Mais ágil, inovadora, custos competitivos, estoques mínimos, alta qualidade e máxima satisfação do cliente.
[pic]
Um dos fatores importantes é o Mapeamento do Fluxo de Valor (Value Stream Map)”. - o primeiro passo para uma produção enxuta, sempre com foco no cliente.
Sempre que algumas empresas pensam em “produção enxuta”, imaginam kanban e just in time. No desejo de tornarem-se competitivas, planejam logo implantar alguma atividade que leve à produção enxuta. Até mesmo alguns profissionais arriscam em dizer que melhorias kaizen isoladas são “produção enxuta”. Nada mais errado.
Em primeiro lugar, a “produção enxuta” tem seus fundamentos baseados no Sistema Toyota de Produção que tem como meta simples identificar e eliminar perdas e desperdícios nas atividades de trabalho. Porém, o STP praticado no Japão tem suas particularidades que não se aplicam em todas as organizações, e esse é um dos fatores principais pelos quais a implantação de atividades que conduzem à manufatura