MENSURAÇÃO DOS ATIVOS INTANGÍVEIS E SUAS APLICAÇÕES DENTRO DO CONTEXTO CONTÁBIL EMPRESARIAL
Carolina Hoffmann
Larissa Ferreira de Souza1
RESUMO: Este artigo tem como objetivo transmitir os dados coletados durante o projeto de pesquisa, que buscou exemplificar e definir um Ativo Intangível. Este tema complexo, que nas últimas décadas tornou-se foco de estudo entre os profissionais da área contábil, já que assumiu papel de grande importância na composição patrimonial das entidades. Tanto contadores quanto autores encontram até hoje dificuldades em mensurar e explorar de forma correta e confiável um ativo intangível, já que estes tipos de ativos são partes integrantes da contabilidade de qualquer tipo de empresa, mas que não possuem corpo físico, existência material.
PALAVRAS-CHAVE: Ativos intangíveis, artigo, mensuração, avaliação, contexto contábil empresarial.
1. INTRODUÇÃO
Saber como medir um ativo pode ser vantajoso para todas as partes envolvidas em um processo contábil. Essas partes são em suma: contadores, usuários de sistemas contábeis internos e externos, funcionários e até mesmo clientes.
Como vivemos atualmente em uma era de conhecimento e de informações rápidas e de fácil acesso, a criação de novos mercados e novos segmentos se faz indispensável, desta maneira, é evidente que um estudo mais aprofundado de um ativo intangível e até mesmo de um simples ativo pode trazer novas e melhores mudanças para todas as partes da contabilidade envolvidas dentro de um processo.
O presente artigo que teve como principal objetivo compreender os ativos intangíveis dentro do contexto contábil e empresarial vem ao encontro desta realidade e se faz importante como ferramenta de busca e estudo para todos aqueles que desejam analisar e entender a realidade dos intangíveis como parte integrante de um balanço patrimonial de uma entidade de qualquer área.
Depois de ser analisada e desenvolvida a mensuração de um ativo intangível dentro de tal empresa torna-se