MENSURAÇÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA
O objetivo deste trabalho é responder os questionamentos seguistes: Estudos realizados pela indústria automobilística concluíram que o coeficiente da elasticidade-preço da demanda de automóveis é de 1,5: a) como você interpreta esse coeficiente? b) após tomar conhecimento desse fato, um distribuidor da Fiat em São Paulo resolveu diminuir o preço do Fiat Uno em 5%. Como decorrência, acabou vendendo 10% a mais de carros (Fiat Uno). Qual é a elasticidade-preço da demanda nesse caso? Que fatores podem ter levado a este resultado?
A ELASTICIDADE – PREÇO DA DEMANDA
O resultado dos estudos realizados pela indústria automobilística da reação dos consumidores ao preço na compra de automóveis é de 1,5.
A elasticidade-preço da demanda é a variação percentual na quantidade demandada, dada uma variação percentual do bem. Mede a sensibilidade, a resposta dos consumidores quando ocorre uma variação no preço de um bem ou serviço. Neste caso a variação é igual a 2. Ou Epd = 2.
A elasticidade – preço demanda de automóveis é elástica, pois quando o distribuidor da Fiat em São Paulo resolveu diminuir o preço do Fiat Uno em 5% no preço dos carros, resultou em um aumento de 10% nas vendas, deixando claro que o consumidor reage imediatamente às alterações ocorridas no preço, ou seja, se o preço aumenta o consumidor compra menos, se o preço diminui o consumidor compra mais.
CONCLUSÃO
Quando a demanda por um bem é elástica, um aumento no preço do bem provocará uma redução na receita da empresa que produz esse bem, pois, dado o aumento no preço, a redução da demanda vai ser maior proporcionalmente. Uma redução do preço de mercado de um bem com demanda elástica provocará um aumento na receita da empresa, pois o aumento na demanda será mais que proporcional à redução do preço.
REFERÊNCIAS
MENDES, CARLOS MAGNO - INTRODUÇÃO À ECONOMIA, ANEXO DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À ECONOMIA - UNIDADE III - MENSURAÇÃO DA ATIVIDADE