mensagens
Certo dia estavam reunidos, à margem do lago, um pássaro, um peixe, um coelho e um pato, conversando sobre o que cada poderia fazer, caso algum caçador aparecesse.
Dizia o pássaro: “- Ah, se aparecer algum caçador, eu voando como um foguete. Com toda a minha força e habilidade, tem como ele me acertar, pois, ninguém consegue voar mais rápido que eu.”
O peixe olhou para o pássaro e comentou: “- Quanto a se esse tal caçador aparecer, eu mergulho no lago e nado como nunca. Com a minha destreza e velocidade, ninguém nada melhor que eu.”
O coelho, por sua vez, ponderou: “- No meu caso, não tem o que pensar. Corro o mais veloz que puder. Com toda a elasticidade e leveza, vocês acham que alguém me alcançaria?”
O pato, demonstrando um certo ar de superioridade, deu| passo à frente e declarou:
” Coitados de vocês, companheiros! Tão limitados! Se aparecer algum caçador, eu não terei problema pois eu sei fazer tudo isso que vocês dizem que fazem: eu nado, corro e vôo. No momento certo, utilizo qualquer uma dessas habilidades.”
De repente, surge um caçador e, mais que depressa, o voou, o coelho saiu em disparada e o peixe entrou no lado e bem fundo. O pato, porém, foi apanhado. Literalmente, “pagou o pato”. Mesmo tendo todas as habilidades dos demais, não tinha desenvolvido nenhuma com excelência. Objetivo
Essa fábula é excelente para ser contada logo no início de algum treinamento, onde o propósito seja reciclagem, busca de aperfeiçoamento, melhoria de habilidades, além de ser bastante “coringa”, ou seja, aplicável em situações bem diversas.
Sugestão de Aplicação
Leve o grupo a refletir sobre suas principais habilidades. Como anda sua empregabilidade? Que competências foram adquiridas durante os últimos doze meses? Quando você se ausenta da empresa, em que sua falta é sentida?
Obviamente alguém sempre