Menores cidades - André da Rocha
ARQUITETURA E URBANISMO
ANDRÉ DA ROCHA
SALVADOR – BA
01/12/2013
UNIVERSIDADE JORGE AMADO
ARQUITETURA E URBANISMO
1º/2º Semestres
Rafael de Carvalho / Karine Novaes
Patricia Cerqueira / Joyce Andrade
Evanny Freire
ANDRÉ DA ROCHA
Pesquisa concebida sob supervisão do professor Luis Gustavo de Análise da forma e da paisagem urbana, como critério de avaliação para nota Av3, pelos alunos Rafael de Carvalho/Karine Novaes/Patricia Cerqueira/Joyce Andrade/Evanny Freire.
SALVADOR – BA
01/12/2013
DADOS GEOGRÁFICOS
O município de André da Rocha situa-se na Encosta Superior do Nordeste, funcionando como um divisor entre a Serra e o início dos Campos de Cima da Serra. Possui uma superfície territorial de 322 km quadrados. Limita-se com Lagoa Vermelha ao norte, Protásio Alves e Nova Prata ao Sul, Muitos Capões a leste, Ipê a sudeste e Guabiju a Oeste.
É o divisor da Serra Gaúcha com os campos de cima da Serra. Apresenta um relevo de Planalto em que predominam as coxilhas levemente onduladas em sua maior parte, com uma pequena área mais acidentada próxima ao Rio Turvo. A altitude média está na faixa dos 800 metros em relação ao nível do mar.
O é temperado com as quatro estações bem definidas, invernos rigorosos e verões amenos. O rio mais importante é o Turvo, afluente do Rio das Antas. O município é banhado por mais dois rios, o Prata e o Chimarrão. As matas nativas são repletas de araças, camboins, canelas, camboatás, pitangueiras, cerejeiras, sendo que os pinheiros sobressaem soberanos em toda a região.
A cidade é classificada como um dos municípios com menor população do estado. 1266 habitantes, segundo o IBGE 2007, sendo distribuídos 33,6% na zona urbana e 66,4% na zona rural
HISTÓRIA
Por volta de 1700, os primeiros jesuítas espanhóis chegaram na região e encontraram somente índios, conhecidos pelo nome genérico de Caigangues ou Coroados.