Menor de idade
O sonho de consumo dos adolescentes é ter um automóvel, mas por quê? A família quando dá mais importância ao quanto o carro “corre”, com a desculpa de chegar mais rápido ao destino, só acentua o desejo dos menores. A busca pelo poder que o carro proporciona é repassada dentro de casa causando graves conseqüências.
Várias ocorrências foram registradas semana passada envolvendo menores no volante. Em alguns casos, os próprios familiares, até acompanhados de crianças pequenas, entregaram a direção do veículo a sobrinhos, filhos e primos. Mas, o que leva um adulto a entregar o carro a um adolescente que mal consegue alcançar o pedal e enxergar fora do veículo? Será que pensam que estão fazendo um bem os ensinando a dirigir tão cedo?
É um erro pensarmos que o menor deve aprender a dirigir em casa, porque é mais “seguro”. Vejamos estes casos: menino de 11 anos é pego dirigindo o carro da tia, mostrando a irresponsabilidade do adulto que teve sua carteira de habilitação apreendida; e a adolescente de 16 anos que atropelou e matou uma idosa na saída do prédio só vem confirmar a incapacidade física e psicológica do menor ao volante.
Eles não possuem maturidade suficiente para vislumbrar as conseqüências de seus atos e os pais ou familiares, aqueles que são conscientes do perigo do trânsito, são fundamentais para auxiliá-los. A presença de um adulto no carro ensinando um menor a dirigir não elimina a probabilidade de acidentes e estes devem ser punidos exemplarmente.
Por esta razão, o limite mínimo de idade para candidatar-se a primeira habilitação é de 18 anos, com aplicação de testes teóricos e práticos para avaliar todos os aspectos físicos e psicológicos necessários à direção de um veículo. O problema é que as leis devem ser aplicadas a todos os casos indiscriminadamente.
PALESTRA 129 - MENOR NO VOLANTE!
Como se explica a paixão do adolescente pelos automóveis?A adolescência é um período caracterizado pela insegurança