A menor idade penal
A decisão de diminuir a maior idade penal não irá resolver o problema da violência no país. O problema vai além dessa decisão, como a fome, o desemprego dos pais desses menores, miséria, falta da saúde e educação, além disso, esses menores são explorados pelo tráfico de drogas em troca de dinheiro para sobreviver e com isso é uma válvula de escape dessas crianças.
Muitas pessoas pensam que com a diminuição da maior idade penal irá reduzir os casos de violência no Brasil. Voltando um pouco ao passado, na época do homem primitivo não existiam as leis e nem ética, as ordens eram seguidas pelos costumes e quem a infligissem tinham seus modos de punição, o homem estava preso a uma horda ou clã e existiam aqueles que infligiam às ordens de sua sociedade do mesmo jeito, e que naquela época os castigos eram muitos severos. Portanto, o homem não tem medo dos castigos ele obedece por uma conveniência e pelo engajamento em um sistema de reciprocidades mútuas. Voltando para nossa realidade o homem de hoje passa por muitas dificuldades por um sistema chamado capitalismo em que os grandes engolem os pequenos e que para sobreviver nesse sistema exige muita dedicação e perseverança ao quais muitos não tem. Os cidadãos procuram vida fácil, como ganhar dinheiro mole e se possível trabalhar pouco e receber, com isso, a pobreza e a miséria em que muitos vivem porque não conseguem emprego e a educação é escassa, acabam nas mãos dos tráficos de drogas, sendo a válvula de escape para muitos jovens que é uma triste realidade de nossa sociedade, e que exploram esses menores como escravos, vendendo drogas e entregando produtos de roubo em troca de resgate, porque os marginais sabem e os menores também,que nãoficam presos e com isso até cometem assassinatos.
Os governantes ao invés de investir em educação, saúde e empregos ficam criando leis mais severas como se fosse resolver o problema da violência. “Como foi dito acima,” o homem não tem medo da punição, essa frase