MENINGITE BACTERIANA
A meningite é uma doença caracterizada pela inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. É provocada pela infecção do líquido cefalorraquidiano (fluido corporal), por diversos micro-organismos. Geralmente acomete crianças na faixa etária de menor resposta imunológica. Ela ocorre geralmente quando a bactéria entra na corrente sanguínea e migra até o cérebro. Pode acontecer, também, de a doença ser desencadeada após uma infecção no ouvido, fratura ou, após alguma cirurgia. Existe mais de uma bactéria capaz de transmitir a doença.
Estreptococos beta-hemolíticos do grupo B: um grupo de cocos Gram positivos que causa meningite em recém-nascidos
Haemophilus influenzae: um bacilo Gram negativo responsável pela maioria das meningites em lactentes com 1 mês a dois anos de idade. Era o maior causador da meningite antes da instalação de programas de vacinação, que foram muito eficientes em reduzir esses casos.
Streptococcus pneumoniae: um coco Gram-positivo, o mesmo causador de pneumonias, que causa meningite em pacientes de todas as idades, principalmente em idosos e portadores do HIV.
Neisseria meningitidis: também conhecido como meningococo, esse coco Gram negativo causa meningites em todas as idades. É conhecido por ocasionar infecções em surtos, ou seja, grande frequência de infecções numa comunidade num curto espaço de tempo.
Listeria monocytogenes: bacilo Gram positivo que causadora de meningite em idosos, portadores do HIV, transplantados, pacientes com câncer e imunossuprimidos, podendo também afetar crianças pequenas.
Os sintomas são refriado comum, como calafrios, exaqueca, dores no pescoço e extremidades, acompanhados com muita frequencia de vomitos e prostação. A falta de apetite e rachaduras e presença de manchas vermelhas na pele.
O diagnóstico da meningite é feito através da observação clínica dos sintomas da doença e confirmado por meio de um exame chamado punção lombar, que consiste na retirada de