Mendes
A cidade de Mendes tem origem em um simples rancho para pouso de tropas, erguido às margens do “Caminho Novo do Tinguá”, num atalho que ligava a aldeia deValença com a cidade do Rio de Janeiro. O pequeno aglomerado, de temperatura agradável e solo fértil, começou lentamente a se desenvolver graças à constante circulação de tropeiros.
Suas primeiras e rústicas construções foram levantadas por volta de 1820, ainda na fase inicial do ciclo do café. A cidade teve, originalmente, características de núcleo de apoio às atividades rurais. Segundo a tradição, a ocupação das terras teve início com a Fazenda Santa Cruz, de propriedade do Barão de Santa Cruz, transferida para a família Mendes.Esta tradição nao encontra respaldo histórico porque nao existe nenhuma documentação que comprove a existência do Barão de Santa Cruz. O único nobre com este título foi o Principe estrangeiro D. Augusto Carlos Eugênio Napoleão,duque de Leuchtenberg, genro e cunhado de D. Pedro e que nunca possuiu nenhuma propriedade no Vale do Paraíba Fluminense. A fazenda cresceu e, por volta de 1850, passou a ser conhecida por Santa Cruz dos Mendes. A partir daí, desenvolveu-se na região o cultivo do café.
PONTOS A SEREM MELHORADOS NA CIDADE DE MENDES
Temos uma cidade turística em potencial, porém não somos bem explorados.
Nossa população tem muito a oferecer, mas não temos investimento em nossa mão de obra.
Sugerimos que seja feito um centro de treinamento e capacitação para os serviços que tem contato direto e indireto com o turista, como: motoristas, garçons, agentes receptivos, guias locais.
Sugerimos também que haja mais divulgação de nossa cidade tanto para o Brasil, como para outros países, pois temos uma cultura e história rica para acrescentar juntamente a das cidades vizinhas.
Precisamos de mais sinalização e melhoria do acesso em nossa cidade. Nossas estradas precisam ser asfaltadas e de fácil acesso para ônibus, carros e vans. A sinalização de pontos turísticos também é de