Chico Mendes
BIOGRAFIA
Filho do migrante, Francisco Alves Mendes e de Maria Rita Mendes, começou no ofício de seringueiro ainda criança com 8 anos, acompanhando o pai em excursões pela mata. Só aprendeu a ler aos 19 e 20 anos, já que nos seringais não havia escolas, nem os proprietários de terras tinham intenção de implantá-las em suas propriedades.
Chico Mendes afirmou que só aprendeu a ler quando foi ensinado pelo militante comunista Euclides Távora, que participara no levante comunista de 1935 em sua cidade, Fortaleza e na Revolução de 1952 na Bolívia. Em seu retorno ao Brasil pelo Acre, Euclides Távora, passa a morar em Xapuri aí se tornando alfabetizador de Chico Mendes.
1975 - É fundado o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia. Chico Mendes aceitou o convite para ser secretário geral da instituição. 1976 - Começou a organizar os seringueiros para lutarem em defesa da posse de terra. E participou ativamente das lutas dos seringueiros para impedir o desmatamento através dos "empates" (manifestações pacíficas em que os seringueiros protegem as árvores com seus próprios corpos).
1977 - Participou da fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri. Neste mesmo ano, foi eleito vereador pelo MDB (Movimento