ng2 dr2 cp
NG2 - Complexidade e Mudança
DR2 - Contexto Profissional Tema: Processos de Inovação
EFA - Educação e Formação para Adultos
A capacidade de evolução e de adaptabilidade de uma empresa ao meio envolvente irá definir a sua capacidade de sobrevivência. Em todo e qualquer setor de trabalho, independentemente da sua importância no meio social onde está inserido, o trabalhador tem de estar sempre atualizado, não só a nível profissional mas também a nível tecnológico.
Numa empresa cujo ramo de trabalho é a educação de infância, a evolução tecnológica poderá não parecer muito importante, no entanto, consideramos que esta não é de todo prescindível, não só para o próprio desempenho do trabalho mas também para uma necessária adaptação ao mundo em que vivemos.
No que respeita aos processos de inovação e mais precisamente aos recursos de aprendizagem para a educação de infância, até uma certa altura, eram todos manuseáveis porque a criança aprende, explorando: livros, jogos didáticos, o jogo simbólico e constatando visualmente o que a rodeia. É vivenciando situações, que interioriza regras, conceitos, e compreende o meio onde está inserida. Gradualmente começaram a aparecer alguns recursos didáticos no campo da tecnologia que vieram completar e contribuir para a aprendizagem das crianças.
Para que uma instituição na área da educação infantil possa acompanhar a evolução dos recursos tecnológicos, esta tem de ter recursos financeiros suficientes ou beneficiar de alguns subsídios para poder adquirir algum material didático tecnológico para as crianças, tais como: videoprojetores, computadores, tablets, quadros interativos, etc., Estes materiais são caros e são capazes de proporcionar à criança uma visão mais atrativa dos conteúdos, algo que lhes chame a atenção e que torne um pouco mais “divertido”, o aprender. Estes recursos são uma ajuda imprescindível à