Chico mendes
Francisco Alves Mendes Filho nasceu no dia 15 de dezembro de 1944, em Serigal Porto Rico, estado do Acre. Filho de seringueiros iniciou na profissão do pai aos nove anos de idade.
Chico Mendes faleceu em 22 de dezembro de 1988, aos 44 anos, assassinado na porta de sua casa. Os assassinos foram julgados a 19 anos de prisão.
1. O período em que viveu, ou seja, descrever sucintamente suas circunstâncias históricas da região, país e mundo.
Em 1973, Chico Mendes participou dos conflitos de terra na fazenda Santa Fé. A partir desta data, a participação do Chico Mendes na luta dos trabalhadores rurais e seringueiros foi uma constante. Chico Mendes presente na ocupação do seringal Porvir, junto com centenas de trabalhadores sem terra vindos do sul do país.
Em 1976, Chico Mendes participava do "empate" da derrubada na fazenda Carmem em Brasiléia. A presença combativa de Chico Mendes nos embates e "empates" de Xapuri são marcos na história do movimento dos trabalhadores de Xapuri.
Em 1975, o nome de Chico Mendes está gravado também na história de dois sindicatos dos trabalhadores rurais: fundou e foi secretário geral do STR de Brasiléia; participou da fundação e já exerceu a presidência do STR de Xapuri por dois mandatos. Participou da fundação da Central única dos Trabalhadores do Acre (CUT).
A luta do Chico Mendes não ficou presa apenas aos sindicatos.
Em 1978, Chico Mendes candidatou-se a vereador em seu município e foi eleito.
O ano de 1981 marca o ingresso de Chico Mendes no Partido dos Trabalhadores junto com lideranças nacionais do PT, entre eles o Lula, Chico Mendes foi indiciado na Lei de Segurança Nacional e, posteriormente, absolvido pela justiça Militar. O ano de 1985 está na memória do eleitorado xapuriense. Chico Mendes concorreu à prefeitura de Xapuri e obteve 25% dos votos. Na atual legislatura, correspondente às eleições de 82, Chico Mendes é suplente de deputado