Memórias de computador
USB Flash Drive
Pen drive ou memória USB Flash Drive é um dispositivo de memória formado por memória flash, com formato parecido a um isqueiro e uma ligação USB tipo-A permitindo a sua conexão a uma porta USB de um computador ou outro equipamento com uma entrada USB. As capacidades de armazenamento são variadas, existindo flash drives com capacidade de até 256 Gygabytes. A velocidade de transferência de dados pode variar dependendo do tipo de entrada, sendo a mais comum a USB 2.0 e a mais recente a USB 3.0. Surgiu no ano de 2000, com o objetivo de substituir o disquete, resgatar dados de computadores estragados, realizar backup com mais facilidade, abrigar determinados sistemas e aplicativos mais utilizados.
Eles oferecem vantagens em relação a outros dispositivos de armazenamento portáteis. particularmente disquetes. Os drives flash utilizam o padrão USB mass storage(“armazenamento de massa USB” em português), nativamente compatível com os principais sistemas operacionais, como o Windows, o Mac OS X, o Linux, entre outros. Em condições ideais, as memórias flash podem armazenar informação durante dez anos.
Tecnologia
A memória usada no pen drive é a flash .A memória flash é do tipo não volátil o que significa que não precisa de energia para manter as informações armazenadas no chip. Além disso, a memória flash oferece um tempo de acesso rápido ,embora não tão rápido como a memória volátil (DRAM utilizadas para a memória principal em PCs) e melhor resistência do que discos rígidos. Estas características explicam a popularidade de memória flash em dispositivos portáteis. Outra característica da memória flash é que quando embalado em um "cartão de memória" são extremamente duráveis, sendo capaz de resistir a uma pressão intensa, variações extremas de temperatura, e até mesmo imersão em água.
CD-ROM
CD-ROM(Sigla para: Compact Disc Read-Only Memory. Em português Disco Compacto Memória Somente de Leitura), foi desenvolvido em 1985.
O termo