Memória de computador
Campus Santa Cruz
[pic]
Memórias de Computadores
Rio de Janeiro - RJ
2012
Universidade Estácio de Sá
Campus Santa Cruz
[pic]
Memória de Computadores
Disciplina: Controladores Lógicos Programáveis (CLP)
Professor: Aroldo
Curso: Tecnólogo em Automação
Aluno:
Ailton Reginaldo
Clauber
Evandro
Jackson de Oliveira Godinho
Rio de Janeiro - RJ
2012
Universidade Estácio de Sá
Campus Santa Cruz
1- Subsistemas de Memórias
1. Introdução:
Conforme já mencionado em sala de aula, a memória é o componente de um sistema de computadores cuja função é armazenar as informações que são, foram ou serão manipuladas pelo sistema.
Conceitualmente, a memória é um componente muito simples: é um “depósito” onde são armazenados certos elementos (as informações) para serem usados quando desejados (recuperação da informação armazenada).
No entanto, na prática, a memória de um computador possui tantas variedades – tais como: de velocidade, de capacidade de armazenamento, de tecnologia de construção de utilidade dentro do sistema – que se torna, na realidade, um sistema (porque possui vários elementos) hierárquicos estruturado, como veremos no item 1.2.
A figura 1.1 apresenta o esquema conceitual de qualquer tipo de memória, citada como depósito para uso de uma ou mais entidades.
Conforme pode ser observado na figura, há duas únicas ações que podem ser validadas em um depósito (memória). A primeira é ação de guardar um elemento (ou um grupo de elementos) – em computação, esta ação é genericamente denominada de armazenar e a operação em si, que é realizada para consecução desta ação de armazenamento, é chamada de escrita ou gravação (“write”). A segunda é a ação de recuperação do elemento guardado (ou grupo de elementos) para uso qualquer – em computação esta