Qual a diferença entre a linguagem oral para a escrita
Linguagem oral, este tipo se defina desde o momento que nascemos, pois começamos a nos socializar, e por consequência, adquirimos os vocábulos,o 1° que aparece,são as vogais em forma de grunidos,que mal se entende,mas como passar do tempo já se percebe o aparecimento das sílabas e palavras q por muitas vezes as consoantes se repetem.ex: "dadá" ,"gugu". Você pode definir a linguagem oral como aquela que desenvolvemos com nossa maturidade simultaneamente com nosso desenvolvimento biológico.
Linguagem escrita só está pronta para ela quando já estamos no estágio de maturação adequado juntamente com nosso desenvolvimento biológico,assim como o psíquico,que é quem vai nos assessorar nessa área. Dizer que o lado motor também é importante, Junte os três e você terá um desenvolvimento completo do indivíduo.
Linguagem escrita é formal e é imposto que o indivíduo se adéqua a ela. linguagem oral, é informal e o indivíduo quem vai saber quando usar uma linguagem mais formal, ou uma mais coloquial.
Autores falando sobre os ‘‘desvios’’ da língua
A Predominância de alguns termos que comprometem a oralidade e a escrita
Por Vânia Duarte
Tanto na fala quanto na escrita devemos estar atentos quanto ao uso de certas expressões que interferem na qualidade do nosso desempenho linguístico. Como a função da linguagem é estritamente social, e a língua possui um caráter dinâmico, certas vezes nos sentimos apegados a certos modismos, como por exemplo, o uso de clichês, que inevitavelmente acabam se incorporando ao nosso vocabulário. Todavia, enquanto falantes, devemos zelar pelo nosso perfil, pois perante a sociedade somos vistos como um “todo”, e certas atitudes acabam estigmatizando-nos diante de nossas atitudes. A discussão em si não remete a ideia de a Gramática Normativa ser o elemento norteador no nosso cotidiano, mas sim, sabermos distinguir situações em que o contexto não permite “tais desvios”. Pois, por mais