Memória
MEMÓRIA
“ A memória determina nossa individualidade como pessoas e como povos: eu sou quem sou porque me recordo de quem sou (…) se eu esquecesse quem sou, não seria ninguém, ou seria outro”.
(IZQUIERDO,2000)
O que é a memória?
Entende-se por memória a habilidade para adquirir e conservar informação ou para recordar e reconhecê-la.
Existem três sistemas de memória:
Memória Sensorial (MS): Capta tudo através dos órgãos sensoriais; duração temporal da informação muito curta e especifica a cada modalidade; capacidade de armazenamento ilimitada, mas especifica a cada modalidade sensorial; especifica de cada modalidade sensorial (Memória Icónica – visual –
Memória Ecóica – auditiva)
Memória a curto-prazo (MCP): duração temporal da informação muito curta (aproximadamente 30 segundos); capacidade de armazenamento muito limitada; permite, via atenção, seleccionar os estímulos que vão conscientemente ser seleccionados no entanto outros estímulos podem ser seleccionados inconscientemente.
Memória a longo-prazo (MLP): duração temporal da informação ilimitada; capacidade de armazenamento ilimitada.
Existem três tipos de memória:
Memória semântica: memória que nos permite identificar coisas.
Memória episódica: memória que tem um principio, meio e fim, um cenário e personagens, por exemplo um episódio da nossa vida.
Memória perspectiva: memórias resultantes de formular objectivos e projectar o futuro.
Diferença entre MCP e MLP:
A diferença entre MCP e MLP é que na memória a curto prazo a informação permanece consciente após ter sido percepcionada e que forma parte do presente psicológico e a memória a longo prazo contém informação sobre acontecimentos que saíram da consciência e que, por isso, pertencem ao passado psicológico. Processamento da informação:
1.
A informação dá entrada (input) e fica inicialmente retida na
memória