Memória principal
2. Qual a diferença entre DRAM e SRAM em termos de aplicação?
3. Quais as diferenças entre DRAM e SRAM em termos de velocidade, tamanho e custo?
4. Quais as diferenças entre RAM analógica e RAM digital?
5. Quais são algumas aplicações para ROM?
6. Quais as diferenças entre memória EPROM, EEPROM e memória flash?
7. O que é o bit de paridade?
8. Como a SDRAM se diferencia de uma DRAM comum?
1-Há 3 principais categorias de memórias de semicondutores atualmente:
* Memórias bipolares: estas são essencialmente memórias de biestáveis, sendo estes biestáveis fabricados em emprego de transistores de junção p-n padronizados. Estas memórias são rápidas, mas tendem a ser dispendiosas.
* Memórias estáticas de MDS: estas são fabricadas de dispositivos de MOS de efeito de campo para fazer os circuitos de biestáveis. Estas memórias são inferiores às memórias bipolares quanto à velocidade, porém custam menos, consomem potência menor e possuem altas densidades de integração.
* Memórias dinâmicas de MOS: estas são fabricadas empregando dispositivos de MOS mas, em vez de usar um biestável como célula básica de memória, uma carga é depositada num capacitor (ou capacitores) fabricado na pastilha de semicondutores e a presença ou ausência dessa carga determina o estado da célula. Os dispositivos de MOS são usados para ler e depositar a carga nos capacitores empregados. Uma vez que a carga usada se dissipará lentamente com o tempo, é necessário reavivar periodicamente esta carga, e as memórias são, portanto, chamadas memórias dinâmicas (as memórias biestáveis bipolares ou de MOS são chamadas memórias estáticas). Estas memórias tendem a ser mais lentas do que as de outros tipos, mas são, também, dispendiosas, consomem potência menor e possuem uma alta densidade de integração.
Todos os 3 tipos de memória acima têm uma vantagem sobre as memórias de núcleo: a leitura de dados não é destrutiva.
2-