Cálculos de capacidade de memória principal
As memórias RAM são organizadas em células, que podem conter um dado ou apenas parte dele. Podemos usar como medida de sua capacidade o bit (Kbit, Mbit, etc) ou diretamente em quantidade de células.
Como cada célula pode conter, no máximo, um dado, e cada célula é identificada por endereço, o mais importante elemento para determinar a capacidade máxima de memória de um sistema é a quantidade de endereços (ou de células) que um sistema suporta.
Como a maioria dos sistemas usa células de 8 bits (1 byte), no mercado usa-se a terminologia bytes (ex.: pente de 128 Megas –128 MB – 128 MegaBytes), que, na verdade, é o número de células.
Para as conversões, precisamos lembrar: 2Kbytes = 2 x 1024 x 8 bits = 2 x 2¹ºx 2³= 2¹bits.
Em cada célula, armazenamos bits. Para uma célula de Mbits, poderemos ter 2M símbolos diferentes. Numa célula de 8 bits, poderemos ter até 256 símbolos, que vão de 00000000até 11111111.
Se uma MP possui N endereços e E é a quantidade de bits que compõe cada um dos N endereços, então N = 2E. Esta MP terá, consequentemente, a capacidade de armazenamento T igual a N x M = 2Ex M. Veja a figura abaixo e identifique estas variáveis:
Memória Principal(MP)
A Memória Principal é interligada ao RDM(Registrador de Dados da Memória) através do Barramento de Dados (BD). Por esta razão, o RDM e o BD possuem o mesmo número de bits. O mesmo ocorre entre o Barramento de Endereços (BE) e o Registrador de Endereços da Memória (REM). Estes dois são usados para conduzir e armazenar, respectivamente, endereços de acesso a uma célula da MP. Por isso, seus tamanhos devem ser iguais à quantidade de bits de cada endereço, de forma que todos os endereços possam ser representados. O tamanho em bits do REM e do BE é igual ao valor E citado no parágrafo anterior. O RDM, como serve para transferir palavras entre a CPU e a MP, deve possuir um tamanho correspondente (mas não obrigatoriamente igual) ao tamanho de cada palavra.