Memorias
Classificação das memórias:
Acesso: Seqüencial (fita magnética) e aleatório (RAM e ROM)
Volatilidade: Volátil (RAM) e não volátil (ROM)
Troca de dados: Leitura/escrita (RAM) e somente leitura (ROM)
Tipos de armazenamento: Estático (ROM) e Dinâmico (RAM)
Barra de endereços: É a responsável por todo endereçamento de um sistema típico com microprocessador.
Barra de dados: É bidirecional, ou seja, pode ser usada tanto como saída e entrada de dados, é habilitada pela barra de controle.
Barra de controle: É a responsável pela habilitação da barra de endereços e a barra de dados, não permite que as duas sejam habilitadas simultaneamente.
As memórias no que se refere a quantidade de dados armazenados, são especificadas pela notação Nxm. N – numero da localidade de memória n – numero de bits de informação.
Memórias ROM – Apresentam como característica principal permitir somente a leitura dos dados nela gravados previamente em sua fabricação; além disso possui acesso aleatório e não são voláteis, pois não perdem seus dados armazenados com o desligamento da energia elétrica.
PROM – Programmable ready only memory – Memória somente de leitura programável. Permitem o armazento dos dados pelo próprio usuário, porém de forma definitiva (CD-R).
EPROM – Erasable programmable ready only memory – Memória somente de leitura programável e apagável. É uma ROM programável e apagável, que permitem a programação de modo semelhante a PROM porém são apagadas mediante banho de luz ultra-violeta, realizado através da exposição da pastilha por uma janela existente em seu encapsulamento. São também conhecidas como UVPROM.
EEPROM – Eletrically erasable programmable ready only memory (circuito integrado) – Seus dados são apagados eletricamente e ainda isoladamente por palavras de dados sem