Mapas de Risco e sua Importancia
Uma das ferramentas mais importantes quanto a prevenção de acidentes e análises de perigos numa empresa, o Mapa de Risco. Contemplado pela NR- 5, onde determina como responsabilidade da CIPA a sua elaboração, ele tem como principal objetivo alertar aos trabalhadores quanto aos possíveis riscos existentes nossetores diversos da empresas.
Embora seja bastante utilizado por muitas empresas, ainda muitos funcionários desconhecem sua funcionalidade, caindo assim no descrédito quanto a sua verdadeira operacionalidade no local de trabalho.
O mapa de risco é a forma mais simples na qual o trabalhador possui para conhecer os perigos de seu local de trabalho ou de suas atividades. O conhecimento e a capacitação do corpo funcional quanto ao reconhecimento desta ferramenta é primordial para estabelecer na organização uma cultura prevencionista.
PARA QUE SERVE?
Serve para a conscientização e informação dos trabalhadores através da fácil visualização dos riscos existentes na empresa.Reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho na empresa.Possibilitar, durante a sua elaboração, a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção.
QUAL É A SUA ORIGEM?
O mapeamentode risco surgiu na Itáliano da década de 60 e no início da década de final 70, através do movimento sindical, com origem na Federazione dei Lavoratori Metalmeccanici FLM) que, na época, desenvolveu um modelo próprio de (atuação na investigação e controledas condições de trabalho pelos trabalhadores, o conhecido “Modelo Operário Italiano”. Tal modelo tinha como premissas a formação de grupos homogêneos, a experiência ou subjetividade operária, a validação consensual e a não-delegação, possibilitando a ssim a