Portfolio Unopar 06
1 INTRODUÇÃO 4.
2 DESENVOLVIMENTO 5.
2.1 Quem Deve Elaborar o Mapa de Risco 5,6.
2.1.1 Medidas Preventivas .............................................................................7,8.
2.1.1.1. Plano de Gerenciamento de Residuos 8.
3 CONCLUSÃO 9.
4 REFERÊNCIAS 10.
1 INTRODUÇÃO
Tem o objetivo de mostrar como é elaborado os mapas de risco, a sua importância para o trabalhador e a responsabilidade pela sua elaboração.
Abordaremos também medidas de prevenção para trabalhadores do segmento hospitalar e também com base em gestão de saneamento ambiental, veremos qual a importância do plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde ( PERSS) para a preservação da saúde do trabalhador.
2 DESENVOLVIMENTO
Começaremos falando sobre o mapa de risco e qual é sua importância. Pois bem o mapa de risco é uma representação referente aos riscos presentes no ambiente de trabalho.
É apresentado graficamente de acordo com o layout do local analisado, através de círculos de cores diferentes, de acordo com o nível dos riscos e com as cores correspondentes. O tamanho dos círculos variam de acordo com o risco do local, sendo rico pequenos, médios e grande. Exemplo:
Com o mapa de risco poderemos fazer um diagnostico da situação da empresa ou do setor analisando, para determinar as medidas de prevenção ou anulação dos referidos riscos. O mapa de riscos visa também estimular as ações de prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais na empresa, buscando com seus colaboradores a conscientização após o conhecimento dos riscos que existentes na empresa, fazendo com eu os colaboradores zelem pela sua própria segurança.
2.1 Quem deve elaborar o mapa de risco.
De acordo com a norma regulamentadora NR 05, no item 5.16 a elaboração do mapa de risco é de responsabilidade da CIPA em parceria com o SESMT ( onde houver). Assim