mapa de riscos
Cleidiane da Silva Santos
Prof.ª Priscilla Morais Rocha
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Graduação Tecnológica em Segurança no Trabalho (SEG0143).
24/10/2012
RESUMO
O mapa de riscos é um mapeamento geral da empresa que demonstra os riscos ambientais presentes nos ambientes de trabalho. Tem grande importância para que os trabalhadores identifiquem e sejam informados de forma simples sobre os riscos presentes em cada setor de trabalho. Indica através de círculos pequeno, médio e grande, o grau de riscos de cada agente ambiental. É elaborado pela CIPA, através de avaliações de cada risco que serve para o controle e a prevenção da exposição.
Palavras-chave: Mapa de riscos. Informação e identificação. Agentes ambientais. Elaboração.
1 INTRODUÇÃO
O mapa de riscos serve para demonstrar através de plantas dos ambientes de trabalho, os riscos ambientais (químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes) que podem estar presentes em cada setor da empresa, causando danos à saúde do trabalhador. Cada risco é representado por uma cor diferente. O grau de riscos que o trabalhador pode estar exposto é representado por círculos (pequeno, médio e grande), quanto maior for o círculo, maior o risco. A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é responsável pela elaboração do Mapa de Riscos, que é feito através de avaliações de cada setor da empresarial, com o objetivo de evitar a exposição dos trabalhadores aos riscos presentes na empresa.
A CIPA também pode contar com o apoio do SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) para a elaboração do Mapa de Riscos.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 O MAPA DE RISCO, UM POUCO DE HISTÓRIA...
De acordo com MATTOS, FREITAS (1994), o Mapa de Riscos surgiu na Itália em meados das décadas de 60 e 70, através de uma movimentação de sindicatos, se espalhando rapidamente por todo o mundo, chegando ao Brasil na década de 80. Tornou-se