Memorias dos metais
Introdução:
Este trabalho tem como objetivo explorar a importância dos metais na sociedade.
Vamos estudar a influencia na evolução da humanidade ao longo da história.
Quais aplicações têm os metais atualmente e onde serão mais usados no futuro.
Como se faz a exploração mineira e quais as suas conseqüências.
A importância da reciclagem dos metais e como esta se processa.
Perspectiva Histórica da utilização dos metais
Historicamente o fim da idade da pedra e início da idade dos metais data de cerca de
4500 aC, quando começaram a ser utilizados os primeiros utensílios de metal.
Estes novos objetos constituíam uma vantagem tecnológica, pois as armas e ferramentas de metal eram mais resistentes e mais sofisticadas, o que levou a uma melhoria na qualidade de vida dos povos que as usavam.
Os metais vieram modificar profundamente a sociedade humana ao acentuar a hierarquização social que viria a dar origem à nossa sociedade moderna, já que os adornos e armas de metal eram objetos preciosos só possuídos por alguns.
Além disso, permitiram um maior desenvolvimento do comércio.
O domínio da técnica de trabalhar os metais foi sendo uma aprendizagem progressiva, em que o metal mais utilizado foi variando de época para época, razão pela qual a idade dos metais é geralmente dividida em várias eras.
Era do Cobre:
• 4500aC
Dúctil e maleável, encontra-se concentrado em numerosos minérios (pepitas), embora seja pouco abundante na crosta terrestre (cerca de 0.068% em peso)
Um dos primeiros objetos de metal a serem produzidos era pequenas contas de metal brilhantes. Essas contas eram obtidas através de martelamento: eram moldadas a frio usando pedras. A técnica de derreter o metal surgiu posteriormente.
Pensa-se que essas contas fossem usadas como objetos de adorno.
Foi apenas a partir de 4500aC que o metal passou a ser derretido nascendo assim a metalurgia. Foi esta nova técnica que permitiu o aparecimento das ligas