Administração Financeira
Paola Pimenta Dornellas (UFOP) – paoladornellas@hotmail.com
1. Resumo
As atividades da indústria cinematográfica encontram-se em intensa expansão, não só no Brasil, mas no mundo inteiro. A multiplicação dos meios pelos quais se veiculam sons e imagens, como DVD, TV aberta, por satélite, cabo, internet, celular, etc, tornam sua presença cada vez maior e mais importante. Neste cenário, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES tornou público um Concurso para Seleção de Projetos Cinematográficos, com premiação voltada para projetos longa-metragem de ficção, animação e documentário. Sendo assim, este trabalho vem com o objetivo de apresentar um projeto cinematográfico, com suas respectivas demonstrações financeiro, procurando atender aos requisitos do edital de forma a ter sua participação válida em tal concurso.
Palavras-chave: Projetos Cinematográficos; BNDES; Demonstração financeira
2. Introdução
O cinema no Brasil existe como exibição e entretenimento desde julho de 1896, e como realização e expressão desde 1897. Em seus mais de 115 anos de História, o cinema brasileiro teve momentos de grande repercussão internacional e de crescimento do mercado interno. Na primeira década do século XXI, a atividade cinematográfica no Brasil envolveu pouco mais de 2 mil salas, que vendiam uma média de 100 milhões de ingressos anuais, dos quais entre 15 e 20% eram para filmes brasileiros.
O Cinema Brasileiro passou por um período de transição, deixando de ser uma atividade artesanal para ganhar características de processo industrial. Significativamente, no plano federal os assuntos relacionados a cinema (de longa-metragem) foram transferidos do Ministério da Cultura para o Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior. Esta mudança reflete o reconhecimento da importância econômica e do potencial da indústria cinematográfica no Brasil. Paralelamente, sua cadeia produtiva