memorial
Fernanda (Professor-Tutor Externo)
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Serviço Social ) – Estágio
30/01/2014
INTRODUÇÃO
A situação sócio econômica das crianças que frequentam o projeto “Oásis do Bem da ACUSTRA as expõem a um risco social que precisam de políticas públicas eficazes na manutenção do bem social. Para isso existem leis que garantem benefícios, porém não são do conhecimento de todos, e no estágio a teoria com a prática , vem edificar e consolidar o ensino em Serviço Social.
Durante esse estagio, reconheci a importância de conhecer os direitos e deveres do cidadão, pois a necessidade de intervenção na demanda escolhida é urgente. Nesse período inicial de estágio, identificamos as crianças que tinham vontade de estar fazendo parte do grupo de Dança,para assim em diante desenvolver atividades de conhecimento do seu corpo, aprender a ouvir,esperar,ter harmonia com os colegas,além do conhecimento da história da Dança e muito mais.
1 RELATO E ANÁLISE DO PROCESSO DE ESTÁGIO
A experiência é marcante, pois a situação social das crianças que frequentam a ACUSTRA é de famílias com baixo poder econômico, e com habitações precárias.
A ACUSTRA desenvolve trabalhos que envolvem autoestima, crescimento cultural e espiritual. Com o reforço escolar, esta oportuniza o crescimento educacional, porém o que se vê é que são crianças diferentes, de uma realidade de vida um tanto complexas. Em alguns casos são crianças e adolescentes que vivem na casa lar de Laguna, outras moram com apenas um dos pais, ou os pais estão presos, outros ainda tem histórico de abuso sexual. O comportamento delas é agressivo e são carentes de afeto e carinho.
Existe um esforço ímpar na instituição de promover o bem-estar social, e o ambiente é receptivo, quem quiser trabalhar como voluntário é bem-vindo, pois a necessidade das crianças muitas vezes não é