memorial
Slides:
. As ruas não tem um traçado regular
. A porta da frente das casas fica na face do meio da rua ou do rio
. Cada quarteirão tem um pátio interno
. Topografia e ambiente natural
. Local de difícil acesso
. rios como ruas
Texto para estudo
Veneza foi criada em pequenas ilhas, entre as fozes do Brenta e do Piave, a noroeste do mar adriático, onde habitantes de cidades próximas se refugiaram para se protegerem dos ataques inimigos. Foi construída sobre um conjunto de bancos de lama, num manguezal nas margens do mar Adriático. A cidade é constantemente atingida por fenômenos de marés que invadem as suas praças e ruas.
Sua topografia segue naturalidade das ilhas formando uma composição entre rios e edifícios. Suas vias não seguem regularidade e sua forma permanece até hoje praticamente inalterada.
Os engenheiros da República procuraram manter a integridade do ambiente da laguna. Desviaram as fozes dos rios para evitar o aterro e escavaram novos canais para facilitar a passagem dos navios. Foi baseado em um desenho de origem oriental e semelhante às cidades antigas, bizantinas e àrabes.
As ruas medievais assumem um padrão radiocentrico, contrariando a linearidade das avenidas Romanas, com perímetro circular ou elíptico assumindo o contorno do relevo. Este delineamento se originou pela propagação da cidade a beira mar ou onde geralmente tinha grandes vantagens defensivas e ofensivas.
Referências:
http://venezaitalia.com.br/
Percepção e forma do espaço público urbano, Ana Muller Lopes, TFG da Universidade técnica de Lisboa, 2005;
Benevolo, Leonardo. História da Cidade. Editora perpectiva S.A. São Paulo. 1997