Memorial
A disseminação do uso de tecnologias faz com que a sociedade passe por mudanças tecnológicas, culturais e científicas, assim não é possível antever quais os conhecimentos necessários para viver em sociedade e ingressar no campo de trabalho.
A modernização dos instrumentos tecnológicos propicia uma expansão das tecnologias da informação, as quais favorecem o surgimento de novas formas de distribuição social do conhecimento. Dessa forma, a informação é veiculada facilmente por diferentes meios, tornando-se mais rápido o acesso a ela.
Com essa acessibilidade da informação, a escola, em nossa sociedade, já não é a primeira fonte de conhecimento para os alunos e, as vezes, nem mesmo a principal. Diante deste fato, enquanto profissionais da educação devemos buscar novas formas de apropriarmos das tecnologias, tendo-as como aliada para um bom desenvolvimento do trabalho. Nesse sentido é importante que os cursos técnicos, superiores e profissionalizantes tenham em seu currículo o ensino da tecnologia para que o profissional possa estar apto a usar os recursos que essa oferece no cotidiano do seu trabalho.
Neste cenário, o principal desafio da educação é formar os alunos para que os mesmos tenham acesso e saibam dar sentido à informação, formando assim cidadãos aprendizes, ao longo da vida, autônomos na busca e na seleção de informações, capazes de produzirem conhecimentos úteis na resolução de problemas. Diante deste fato, os professores e profissionais da educação devem buscar novas formas de propiciar o ensino e a aprendizagem, tendo como aliada deste processo a tecnologia disponível na sociedade. Cabe ao sistema educacional, também, orientar os profissionais da educação, quanto à utilização correta da tecnologia disponível na sociedade. Muitos criticam a forma como esta é usada no entanto, não norteiam este uso, na maioria das vezes, por não terem conhecimento da forma de manusear toda a tecnologia disponível. Assim, a escola deve aprender a