direito tributario
MÓDULO 8
TAXA DE JUROS E RETORNO EXIGIDO
Índice
1. Taxa de Juros e Retorno Exigido 3
2. O Sistema Financeiro Nacional 3
2.1. Estrutura Institucional 4
2.1.1 Instituições financeiras 4
1. Taxa de Juros e Retorno Exigido
Como observado anteriormente, as intermediações financeiras criam mecanismos de transferência de valores entre os poupadores e investidores, resultando uma interação entre os fatores econômicos como: oferta de moeda, saldo da balança comercial e políticas econômicas que influenciam o custo do dinheiro, representado pela taxa de juros.
O juro identifica o preço do crédito, isto é, o preço de troca de ativos disponíveis em diferentes momentos do tempo. Corresponde à compensação que um demandante de fundos deve pagar a seu fornecedor.
Quando ocorre empréstimo de recursos, o custo de sua captação é a taxa de juros. Quando os recursos são obtidos mediante uma transação de compra e venda de direito de propriedade, como, por exemplo, a compra de ações de uma empresa, o custo para o demandante (vendedor das ações) dos recursos é chamado de retorno exigido e representa o nível de ganho esperado pelo fornecedor (comprador das ações).
O custo dos recursos, não considerando os fatores de risco e a inflação, é representado pela taxa real de juros. Como o risco está presente em qualquer decisão de investimento, assim como a possibilidade de aumento de preços (inflação), a taxa de juros praticada é aquele que inclui esses fatores e é chamada de taxa nominal ou efetiva de juros.
As taxas nominal e efetiva de juros são, também, conseqüência da taxa de juros básica determinada pelo governo, pois como vimos no item específico, todas as transações de investimento e financiamento de uma economia estão direta ou indiretamente relacionadas com as políticas de governo.
2. O Sistema Financeiro Nacional
O Sistema Financeiro Nacional é o conjunto de instituições e instrumentos financeiros que