Memorial
Tecnologia na Infância
Quando iniciei na educação fundamental em 2000 não existia as tecnologia de última geração que temos hoje como tvs de telas planas, celulares, e muito menos tablets ou IPads.
Na escola em que eu estudava na época por exemplo o aparelho tecnológico mais utilizado era a televisão.
Na apresentação de filmes em geral, documentários sobre água, animais, meio ambiente entre outros.
Junto com a tv de tubo tinha o aparelho do vídeo cassete, onde se colocava a fita Vhs, e aquilo era incrível pois a maioria não tinha em casa.
Então para muitos era novidade, e ao mesmo tempo curioso em ver aquele aparelho funcionando.
Mas ao terminar o filme ou documentário a fita tinha ser rebobinada para ser assistida novamente, muito diferente do cd que substitui o vhs.
Outra coisa era o Mimeógrafo, uma máquina que os professores podiam levar para sala, que tirava cópias de atividades e era sempre utilizada, por ser movida a álcool deixava um cheiro forte na folha, o que para muitos é o cheiro da infância.
Havia os Disquetes de 3 polegadas, que eram para armazenar arquivos, mas tinham pouca memória e eram muitos frágeis hoje são substituídos por pen drives com maiores capacidades de armazenamento.
Os computadores eram grandes, como as televisões em tubo todas na cor branca e não se tinha muito o que fazer, ainda não era comum redes sociais.
Quando ia a sala de informática da minha escola o comum era apenas jogar alguns joguinhos infantis, escrever alguma coisa no bloco de notas e só.
A tecnologia avançou muito de la pra cá e hoje esses aparelhos se modificaram-se radicalmente se tornando aparelhos de ultima geração e fazendo com que trabalhos e pesquisas fossem feito muitos mais rápidos.
Os tables, Ipads e Smartfones isso tudo hoje em dia é muito comum em sala de aula, e além disso facilita muito a comunição entre os