memorial
BARRA DE SÃO FRANCISCO –
OUTUBRO / 2013
MEMÓRIAS
Eu nasci em 1968, em São João de Manteninha - MG., no dia treze de julho. Nasci na roça, pelas mãos de uma parteira que atendia as mães que precisavam de ajuda para terem seus filhos. Naquela época, segundo minha mãe, as crianças nasciam em casa, devido à dificuldade de locomoção e a distância do hospital.
Vivi até aos dois anos de idade na roça, depois nos mudamos para Belo Horizonte, nessa época eu tinha dois irmãos mais velhos que eu, um menino e uma menina; minha mãe conta que a vida era muito difícil na cidade grande, só o meu pai trabalhava e morávamos de favor na casa de parentes que já estavam lá por mais tempo que nós. Nos primeiros anos, passamos dificuldades, mas a vida foi melhorando aos poucos. Minha mãe teve mais cinco filhos depois de mim, dois morreram ainda pequenos, seis filhos sobreviveram e cresceram. Começo a ter lembranças a partir de meus cinco anos, lembro que ganhei uma galinha carijó da minha madrinha e todos os dias eu esperava ela botar o ovo, ficava um tempão perto da galinha já no ninho, esperando, com o tempo a galinha se acostumou com a minha presença, todos os dias eu pegava o ovo e comia, essa galinha morreu de velha.
Fui para a escola pela primeira vez, quando eu tinha sete anos, naquela época, começava-se a estudar com sete anos completos, como faço aniversário em julho, só fui para a escola no ano seguinte, já com sete anos e meio. A escola funcionava na igreja católica, numa sala separada, lembro-me que era muito longe e eu ia sozinha, naquele tempo não era tão perigoso, uma criança andar só.
Já na segunda série primária, comecei a estudar numa escola com sede própria, se chamava “Escola Estadual Milton Campos”, estudei nessa escola até terminar a quarta-série primária. Nessa época a merenda escolar era muito simples, às vezes recebíamos café com leite e um pouco de macarrão, me