memorial
É de suma importância considerar a mobilidade com segurança e uma acessibilidade mais digna, visto que nossa cidade ainda não dispõe desses recursos de forma generalizada. Existe uma necessidade de uma gestão bem elaborada com registros e conhecimentos técnicos para que as mesmas ofereçam as condições necessárias para o deslocamento de pessoas, de forma que as mesmas possam se locomover de um lugar para outro com mais facilidade e acessibilidade.
Ter acessibilidade e mobilidade é dispor de calçadas cidadãs para nossos deficientes visuais e físicos, ciclovias, um transporte publico de qualidade, onde o cidadão possa ter a certeza de que se chegara ao destino e no horário. Isso para que o mesmo possa ter a opção de deixar o carro em casa e ir para o trabalho a pé, de bicicleta ou com o transporte publico, e assim podendo utilizar o veiculo particular apenas quando lhe convier e não ficar preso em engarrafamentos.
Hoje em Linhares temos um grande potencial para elaborar um plano de mobilidade Urbana, sustentável e acessível, para os moradores, já que nossa cidade tem um relevo favorável (plano), ruas largas e muita vegetação e também um plano diretor que obriga os cidadãos a seguirem a norma. O que nos falta são profissionais capacitados e fiscalização adequada para que os projetos sejam executados de forma correta.
Nós futuros arquitetos devemos estar atentos aos acontecimentos em nossa cidade, para que assim possamos ajudar a mesma a evoluir, de forma que essa evolução seja coerente as reais necessidades dos cidadãos de Linhares.