Memorial
Esse trabalho justifica-se pela necessidade de refletir sobre a forma que estamos trabalhando com a educação, considerando seus aspectos teóricos e a prática educativa. O planejamento educacional é de grande importância justamente por tratar da formação do ser humano e exatamente por isso não deve ser apenas uma questão burocrática, mas um instrumento de trabalho do professor comprometido com a aprendizagem de seus alunos.
Sendo de grande importância a reflexão sobre a prática pedagógica, pois é analisando os erros passados que planejamos um presente e um futuro melhor. Mas é preciso analisar criticamente e reconhecer o erro, mesmo que feito na tentativa de acertar ou a reflexão servirá somente para confirmá-lo e repeti-lo.
CIÊNCIAS:
Os objetivos de Ciências Naturais no ensino fundamental são concebidos para que o aluno desenvolva competências que lhe permitam compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Neste ano letivo a minha preocupação com os alunos de ciências especialmente do nono ano, era de como o aluno iria desenvolver essa competência. Sendo que o principal da disciplina analisada era discutir alguns fenômenos físicos e químicos, algumas leis gerais para a explicação de transformações físicas e químicas e aspectos cognitivos da construção de explicações.
Precisava ser um trabalho de cadeira em cadeira, instigando o aluno a pensar, buscar novos conhecimentos. Pensando neste trabalho mudei a forma de trabalhar com os nonos. Optei em não fazer feira de ciências nem projetos, trabalhei questões de vestibular, como trabalhos extras e bimestrais.
A atividade tem uma dinâmica diferente da maneira como normalmente se trabalha em sala de aula, porque além de não ser uma tarefa monótona, contam com um momento de socialização onde os alunos trabalham em grupos, e cada bimestre, eles mudam de grupos.
Dentro do roteiro proposto e da nossa disponibilidade