Introdução e questões
As bases do FMI foram definidas na Conferência Financeira e Monetária Internacional realizada em Bretton Woods, Estado de New Hampshire, Estados Unidos, em julho de 1944. O FMI surgiu para trazer mais estabilidade ao câmbio dos países capitalistas e para levantar fundos que auxiliassem as nações com dificuldades financeiras. "Seu objetivo era reduzir a freqüência e a gravidade de déficits na balança de pagamentos dos países.
O FMI se auto-proclama como uma organização de 152 países, trabalhando por uma cooperação monetária global, assegurar estabilidade financeira, facilitar o comércio internacional, promover altos níveis de emprego e desenvolvimento econômico sustentável, além de reduzir a pobreza.
2- De onde Provém os recursos do FMI?
A principal fonte de recursos do FMI é o dinheiro disponibilizado por cada estado-membro. Cada país paga uma quota, cujo montante é definido tendo em conta, entre outros critérios, o PIB nacional e a sua importância relativamente ao PIB mundial. Quem mais tem, mais contribui para o FMI, mas também mais pode influenciar as decisões do Fundo. Acrescentem-se como fontes dos recursos do Fundo a venda dos estoques de ouro dos países ricos e os Direitos Especiais de Saque- DES. Os DES são as próprias quotas do Fundo, assim chamados e contabilizados a partir de 1969, quando passaram a constituir a moeda do Fundo.
3- Comente os desvios das Funções do FMI?
Os países em desenvolvimento, em conseqüência, passaram a dever proporcionalmente mais aos bancos internacionais privados, pagando taxas de juros maiores e aumentando excessivamente as suas dívidas. Transferindo o controle do sistema financeiro mundial aos países ricos e aos próprios bancos internacionais, o FMI deixou de lado as suas atribuições de promover e garantir o equilíbrio nas balanças de pagamento.
4- Os programas do FMI produzem realmente o reequilíbrio das economias nas quais intervêm? Faça uma crítica.
Os países que recorrem