Questões de Introdução a Economia
1°
a) Concorrência perfeita: são mercados em que nenhum participante tem tamanho suficiente para ter poder de mercado para definir o preço de um produto homogêneo. A competição perfeita pode servir como ponto de referencia para avaliar mercados de concorrência imperfeita no mundo real.
b) Monopólio: onde uma única empresa detem o mercado de um determinado produto ou serviço, conseguindo, portanto influenciar o preço do bem que comercializa. c) Oligopólio: são pequenos números de empresas que dominam a oferta de mercado, podem ser: mercado em que há um pequeno numero de empresas ou mercado em que há um grande número de empresas.
d) Concorrência
monopolística:
trata-se
de
uma
estrutura
de
mercado
intermediário entre a concorrência perfeita e o monopólio.
e) Concorrência perfeita no mercado de fatores: é um mercado onde existe uma oferta abundante do fator de produção o que torna o preço desse fator constante (mão-de-obra não especializada).
f) Monopsônio: trata-se se uma forma de mercado na qual há somente um comprador para muitos vendedores dos serviços dos insumos.
g) Oligopsônio: é um mercado onde existem poucos compradores que dominam o mercado para muitos vendedores (indústria de laticínios).
h) Monopólio bilateral: ocorre quando um monopsonista, na compra do fator de produção defronta-se com um monopolista na venda desse fator.
2°
a) Dumping: comercialização de produtos a preços abaixo do custo de produção.
b) Trustes: resultado do capitalismo que forma um oligopólio, no qual leva a fusão e incorporação de empresas envolvidas de um mesmo setor de atividades a abrirem mão de sua independência legal para construir uma única organização. c) Cartel: ocorrem em mercados oligopolísticos, nos quais existem um pequeno numero de firmas e normalmente envolve produtos homogêneos (posto de gasolina). 3° A autarquia para poder conter essa concorrência desleal é o CAD