conceito de doença
Introdução
Através das palavras podemos expressar manifestações da vida, como saúde e doença, um paciente expressara sua doença através das palavras da mesma forma o profissional da saúde ira utiliza lá para significar as queixas dos pacientes e interver nessa situação.
A ideia de saúde ser qualidade de vida exige vários fatores como paz, abrigo, alimentação, renda, educação, dinheiro, ecossistema saudável, equidade, justiça social entre outras, ou seja é necessário recursos pessoais, sociais, capacidade física, tendo isso a saúde chegara a sua definição que é um completo bem estar físico social e mental e não apenas ausência de doenças. Nesse sentido o direito a saúde não é responsabilidade exclusiva da saúde mais também do estado dar condições dignas de vida e acesso universal e igualitário as ações e serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde para todos sem distinções.
Apesar de o conceito saúde ser positivo e ter trazido evoluções para essa área, também trouxe dificuldades, pois envolve a promoção de vida em varias dimensões e nenhuma teoria é capaz dar conta dos fenômenos da saúde e dos doentes. Como a vida é mais importante do que os conceitos, e através deles que as intervenções operativas são viabilizadas.
Evolução conceitual
Saúde e Doença ao Longo da História
Galeno médico grego documentou o conhecimento e a especulação medica de sua época, do qual uma de suas ideias permanece ate hoje na humanidade é a saúde como equilíbrio entre as partes primaria do corpo.
Ainda nessa época acreditava se que as doenças poderiam ser causadas por elementos naturais ou sobre naturais. Na medicina hindu e chinesa, a doença é resultado do desequilíbrio do organismo humano. Para os gregos acometiam se doenças devido aos fatores externos.
Na idade media as doenças retornam ao caráter religioso. Devido ao crescente numero de epidemias no final desse